quarta-feira, 14 de novembro de 2007

mentiras sinceras me interessam

Sempre que ouvia essa frase clássica do Cazuza pensava: péra aí, se são mentiras, não podem ser sinceras. Nunca. São mentiras, caralho! Como mentiras vão ser sinceras?Ontem, ouvindo essa música no iPod antes de dormir, me deu um estalo. Talvez ele tenha sido fruto de acontecimentos recentes, de conversas recentes, de mentiras sinceras que ouvi recentemente. Mentira sincera é como homicídio culposo. A pessoa mente sem a intenção de mentir. Simples assim.
Na hora a pessoa acredita que esteja falando a verdade, mas a gente sabe que ela não tá. Ou o ser tá querendo enganar a gente, ou tá querendo enganar a si mesmo (mais comum) ou, simplesmente, é por esporte.
Desde coisas bobas, tipo: "Papo sério, última vez que eu cheiro."; até coisas menos bobas, tipo "Pois é, tá tudo tão mal, tô tão careeeeeeeente, não sei o que fazer, me salva?".
Não, não vai parar de cheirar. Você só tá pagando pelo excesso da noite anterior. Dois minutos de conversa com aquela amiga maluquinha e lá tá teu nariz sofrendo as conseqüências.
Não, não tá carente porra nenhuma, meu filho. Isso é só um salvo-conduto que você quer dar a você mesmo. Sabe, pra trair sem peso na consciência?Então.

Mas esses mentirosinhos são adoráveis. Eles mentem pra proteger, eles mentem por amor, eles mentem pra preservar. A nós e a si mesmos.
Mentiras sinceras me interessam, Cazuza.

Um comentário:

m disse...

Meu, eu menti sinceramente pra vc hoje..." vontade de passar e esnobar!" só pra eu me sentir maior que a faculdade...mas isso é mentira, se eu passar eu não esnobo, eu beijo o emblema e escrevo na testa com orgulho ESPM...precisei mentir pra aumentar o meu ego. acho que isso é bem inútil olhando desse jeito, mas foi essencial eu dizer aquilo pra aliviar. é mentiras sinceras tbm me interessam.